A Sociedade Filarmónica e Recreativa de Pêro Pinheiro, é fundada em 08.11.1919, sendo seus fundadores: Amadeu Nunes, Elisiário</a> Francisco Janota, Elisiário</a> Pedro Bernardes, José Pedroso Galinha e "Mestre" Pedro, tendo como objecto principal a promoção e divulgação da música, entre outras actividades culturais, como o teatro, cinema, etc...
Assim e em simultâneo com a fundação da Colectividade, nasce a Filarmónica, que ao longo dos anos tem conseguido os maiores galardões para a SFRPP, assim como para a Vila de Pêro Pinheiro.
Condecorada com a medalha de Ouro de Instrução e Arte da Federação das Colectividades de Cultura e Recreio, medalha de Ouro de Mérito Municipal do Primeiro Grau da Câmara Municipal de Sintra, 2º Prémio do Concurso Nacional de Bandas Civis em 1960 e 1971, 2º Prémio no Concurso Internacional de Bandas Civis em Kerkrade - Holanda - em 1962, 3º Prémio idem idem em 1966 e 1º Prémio idem idem em 1974.
O Corpo da Banda tem actualmente 61 elementos, que vão dos 10 aos 75 anos de idade, tendo desde a fundação actuado por todo o país, abrilhantando as principais romarias e participando em encontros de Filarmónicas, entre outros eventos.
O Arquivo Musical "jà digitalizado" é de inestimável valor, possuindo cerca de 800 obras dos mais consagrados autores musicais e internacionais, sendo algumas delas autênticas relíquias de museu.
Possuímos Escola de Música desde 1919, que promove o ensino gratuito a toda a juventude de Pêro Pinheiro, revelando-se de primordial importância para o desenvolvimento do intelecto das crianças e para a renovação da Filarmónica.
Na área da música, destacamos também a Orquestra Ligeira e o Grupo de Música de Câmara "1º Tempo".
Na área do entretimento, destacamos o grupo de teatro "Amigos da Terra".
O edifício sede, propriedade da Instituição foi inaugurado em 02.06.1940.
A Instituição vive do apoio dos sócios, comércio e industria de Pêro Pinheiro, Junta de Freguesia de Pêro Pinheiro e Câmara Municipal de Sintra